Pular para o conteúdo principal

DIETA DAS NOTAS



O que é a Dieta das Notas
Essa dieta foi elaborada pelo médico Guilherme de Azevedo Ribeiro e está disponível através do livro Dieta Nota 10.
A dieta nota 10 visa o emagrecimento de forma saudável, através de uma alimentação equilibrada, na qual a pessoa obtém as quantidades necessárias de nutrientes.

Sistema de notas
A filosofia da dieta nota 10 tem semelhanças aos sistemas de pontos adotados por outras dietas. No caso, os "pontos" na dieta nota 10 são denominados "notas". Cada alimento relacionado no manual tem um número de "notas" que está relacionado à quantidade de calorias. A pessoa pode consumir um determinado número de "notas" de acordo com sua altura e sexo. A pessoa também ganha notas extras para consumir caso pratique exercício físico regularmente.

Variedade de alimentos na dieta nota 10
Segundo Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro, um dos segredos do sucesso da dieta nota 10 é que ela permite à pessoa continuar comendo uma boa variedade de alimentos.
Dietas restritivas, que cortam grupos de alimentos, são mais difíceis de serem seguidas pois tornam-se monótonas e reprimem muito os desejos das pessoas. Na dieta nota 10, onde até o chocolate é permitido apesar de ter custar muitas "notas", a pessoa comeria menos, mas com prazer.

“A imensa maioria das pessoas gordas come muito ou come errado. A grande verdade é: não há obesidade sem excesso de comida. Se compararmos comida e dinheiro, veremos que ambos se comportam da mesma maneira. Se você puder gastar 500 reais por dia e ultrapassar essa cota, começará a acumular dívidas. Se você tem 500 notas diárias para gastar em alimentação e ultrapassar esse limite, começará a acumular gordura.
Em todos os sentidos, para vivermos bem precisamos respeitar limites. Ninguém faz o que quer sem pagar algum preço. Você não nasceu gordo. Você é gordo porque o preço de comer irracionalmente é o peso excessivo [...]

Posso comer um bombom sem sair da dieta?
Pode. Com açúcar, Nougat (Nutella), nozes e a tudo que você achar que tem direito. Sem complexo de culpa. Pense bem: se você comer um bombom por dia, vai engordar? E se comer cinco? Ou 10?
Comer e emagrecer é uma questão já resolvida pela ciência da nutrição. Você pode comer seu bombom diário e, ao mesmo tempo, emagrecer. Um bombom tem 140 calorias. Cada 10 minutos no chuveiro, menos 20 calorias. Quantas notas “custará” um bombom?
Aliás, quem pretende fazer um bom regime de emagrecimento tem que se preocupar com a balança, com a nutrição do corpo e também com a qualidade de vida. Você pode e deve emagrecer sem abrir mão do que lhe dá prazer. Pode continuar bebendo seu chopinho. Pode não dispensar a santa farofinha de cada dia. Pode manter o feijãozinho com arroz. Também pode comer batata, pão e queijos. Ah, ia me esquecendo: macarrão, strogonoff e vatapá também já estão no cardápio de quem quer emagrecer.
Na verdade, você pode comer de tudo e perder os quilos que deseja. Porque emagrecer é simples, apesar de não ser fácil. Emagrecer, e se manter no peso ideal, exige mudar os hábitos alimentares. E, até que os novos hábitos se transformem em nova rotina, a disciplina é fundamental.
Por isto é que costumo dizer: emagrecer é simples. Existe um método científico para eliminar o peso extra. Mas mudar os hábitos alimentares é complicado, pois, na maioria das vezes, trazemos estes hábitos da infância. Reeducar-se diante dos alimentos, usá-los na quantidade necessária, sem excessivos abusos ou restrições, é o x do problema. Para isso é necessário força de vontade.
Você tem que acreditar que pode, sim, modificar seus vícios alimentares. Se, durante alguns meses, você controlar cada coisa que comer, quando se der conta terá perdido muitos quilos e mudado, para sempre, as atitudes erradas que aumentavam o seu peso, prejudicando-lhe a saúde. “

*TRECHOS do Livro DIETA NOTA 10 (Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

Repensando hábitos alimentares

Na postagem sobre os benefícios do caldo de cana-de-açúcar, comentei sobre índice glicêmico de alimentos e disse que é um fator importante no novo estilo de alimentação que tenho tentado seguir.  Durante alguns anos  adotei a reeducação alimentar com contagem de calorias / pontos/ ou notas e consegui bons resultados. Eu comia de tudo, em horários regulares, seguia uma  dieta não restritiva, mas minhas porções eram reduzidas. Fui feliz por muito tempo, pois conseguia eliminar peso com cardápios onde por exemplo,  lazagnha, pizza, doces e sobremesas estavam sempre incluídos.  O problema era que nem sempre eu fazia boas escolhas. Eu fechava o dia dentro da pontuação ou calorias permitidas, mas muitas vezes troquei alimentos saudáveis por doces, sobremesas, industrializados cheios de conservantes, corantes, com alto teor de sódio, etc.  Graças às pesquisas recentes e depoimentos de muitas pessoas, inclusive de amigas, venho tentando adotar um novo estilo de me alimentar e isso inclu