Pular para o conteúdo principal

Portugal

Essa foto foi tirada por mim, em Évora.


Pois, pois...foram onze dias em Portugal. Fiquei em Lisboa e  visitei rapidamente, algumas cidades próximas [ Óbidos, Alcobaça, Batalha, Nazaré, Fátima, Sintra, Évora, Setúbal, Palmela, Azeitão e Cascais].  O tempo foi curto para conhecer outras partes do país, mas voltei com uma imagem muito positiva da ‘terrinha’.. Respirei história, cultura, artes. Andei bastante, me cansei, me diverti, me emocionei. Foram dias corridos e bem vividos.

Lisboa possui um sistema de transporte público bem eficiente, o que facilita a locomoção. Conhecer Lisboa ou outras regiões do país, exige apenas um pouco de informação e vontade de se aventurar. Tudo muito simples. Os meios de transportes, são  interligados e cumprem rigorosamente os horários. Usei muito o metrô (Metro) e o Comboio (trem). Poucas vezes andei de ônibus  e de bonde .   Gasta-se pouco com transporte. Não me estressei hora nenhuma, como aqui no Brasil. Vale muito a pena essa aventura.

A culinária portuguesa é simplesmente tentadora. Covardia com quem segue alguma dieta. Se alguém pensa que vai resistir às delícias oferecidas, sinto muito informar, que não é fácil.  É totalmente impossível. Me senti,  na minha terra natal (Minas)  pela diversidade de pratos, fartura, tempero e pelos costumes dos portugueses, bem parecidos, com os do povo mineiro. Os donos de restaurantes, se preocupam com a satisfação dos clientes. Visitam as mesas, se informam, dão dicas de pratos – sempre com um sorriso no rosto. Me senti em casa. Não foi à toa que retornei, com alguns poucos quilos a mais. Ai, ai... aqueles doces maravilhosos!!! Estou salivando só em lembrar. Em todo canto, se encontra uma pastelaria ou cafetaria, com suas vitrines lotadas de doces e pães diversos.  Como não sou ‘besta’, experimentei várias delícias. Ainda bem que foram apenas onze dias, eu  perderia todas as minhas roupas se ficasse mais tempo por lá. Kkkkkkkkkk. Já estava me esquecendo dos vinhos – maravilhosos!! 

Peguei um período de saldos, de promoções. Adorei, claro. Quem não gosta?  Mesmo assim, pesquisei bastante antes de comprar qualquer coisa.  Notei uma grande diferença de preços de uma loja para outra, em produtos iguais ou similares. Com isso, fiz algumas economias para os últimos dias. J

O artesanato em Portugal, é bem difundido e variado.  Peças belíssimas são oferecidas em  diversas lojinhas do país. O que chamou minha atenção, foram as cerâmicas e as peças feitas em cortiça. Interessante demais.

Fui alertada sobre os 'carteiristas', que costumam agir por lá. Graças a Deus, não tive problemas. Saía, com o básico na bolsa, inclusive com a cópia do passaporte. O original, deixava bem protegido no apartamento. Trancado a sete chaves. Fica a dica. :)

Me diverti com alguns vocábulos lusitanos. E adorei ouvir 'bocadinho'  tantas vezes. Na minha maneira 'amineirada' de falar, uso muito o 'cadim' rs... E 'papelinho'? 
Pesquisando, encontrei esse link - 'Pequeno vocabulário Lusitano para brasileiros'. Vale a pena conferir. 



Aos poucos, postarei  mais detalhes e fotos. Quem estiver indo para Lisboa, e desejar mais informações e dicas, se é que posso ajudar, é só entrar em contato.  










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

" Se eu gosto de poesia ? "

Pequena homenagem ao grande poeta brasileiro, mineiro, nascido em Itabira, em 31/10/1902 - Carlos Drummond de Andrade . Se vivo estivesse, estaria completando 109 anos de idade. Mas, ele vive, através de sua extraordinária obra. " Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo." [Carlos Drumond de Andrade]