Pular para o conteúdo principal

Salada de Couscous Marroquino

A salada de couscous marroquino, é um prato que não pode faltar, em almoços, jantares e até mesmo, nos churrascos da minha família. É de simples preparo e em minutos, fica prontinha. 
No detalhe, o couscous, como é encontrado para consumo.

Para quem não conhece, o couscous marroquino é feito da farinha de semolina. O couscous integral é rico em fibras e é muito saudável. Meia xícara de couscous cozido tem menos de 100 calorias e entre 5 e 6 gramas de fibra. Geralmente é encontrado nas gôndolas de importados, de bons supermercados -  Costumo adquirir, em um hortifruti, onde faço  a 'feira' semanal - É muito utilizado em vários pratos (frios e quentes)  mas confesso, que sou fã mesmo desta salada. Já experimentei também, algumas variações, todas elas bem saborosas. 

Salada de couscous marroquino




Salada

Ingredientes:

* 150 grs de  couscous marroquino
* ½ xícara de caldo de legumes quente
* 5 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
* 1 colher se sopa de suco de limão
* 1 tomate picado  e sem  as sementes
* ½ pimentão verde picado (ou amarelo, vermelho)
* 100 grs. de nozes picadas (ou qualquer  outro tipo de castanha )
* 100 grs. de  uvas passas brancas
* Cheiro verde picadinho
* Hortelã picada ( a gosto )
* 1 cebola picada em pedaços bem pequenos
* 1/2 xícara de Azeitonas verdes ou pretas picadas 
* Sal a gosto

Disponha o couscous marroquino em uma tigela e acrescente o caldo de legumes quente. Deixe descansar, até que o couscous cresça. Solte os grãos com um garfo. Misture o restante dos ingredientes.Prove o tempero. Enfeite o prato com folhas de salsa ou  hortelã.Sirva bem geladinha.

P.S.: Esta salada, pode ser enriquecida com outros ingredientes. Já experimentei uma versão mais completa com berinjela em cubos refogada, com pepino picadinho também. Rende bastante e é muito saborosa mesmo. Perfeito acompanhamento para outros pratos, principalmente nas épocas de temperaturas mais elevadas. 

*Sempre que possível, posto receitas, com os devidos valores calóricos, até para facilitar  a vida, de quem segue algum programa de reeducação alimentar. Hoje, fico devendo. Em todo caso, é muito fácil calcular o valor calórico total do prato. Pesquise separadamente, em tabelas de calorias,  o valor de cada ingrediente e some tudo. Quem segue a Dieta das Notas, é só dividir as calorias de cada porção, por dois.  :)

Bom apetite!!






Comentários

  1. É muito gostosa !! Vou fazer qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  2. Pati, eu tinha me esquecido das azeitonas. Rs...Aproveitei e já fiz a alteração.Bom apetite!Beijos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

Repensando hábitos alimentares

Na postagem sobre os benefícios do caldo de cana-de-açúcar, comentei sobre índice glicêmico de alimentos e disse que é um fator importante no novo estilo de alimentação que tenho tentado seguir.  Durante alguns anos  adotei a reeducação alimentar com contagem de calorias / pontos/ ou notas e consegui bons resultados. Eu comia de tudo, em horários regulares, seguia uma  dieta não restritiva, mas minhas porções eram reduzidas. Fui feliz por muito tempo, pois conseguia eliminar peso com cardápios onde por exemplo,  lazagnha, pizza, doces e sobremesas estavam sempre incluídos.  O problema era que nem sempre eu fazia boas escolhas. Eu fechava o dia dentro da pontuação ou calorias permitidas, mas muitas vezes troquei alimentos saudáveis por doces, sobremesas, industrializados cheios de conservantes, corantes, com alto teor de sódio, etc.  Graças às pesquisas recentes e depoimentos de muitas pessoas, inclusive de amigas, venho tentando adotar um novo estilo de me alimentar e isso inclu