Pular para o conteúdo principal

Abobrinha gratinada

O Hortufruti que frequento, tem o costume de servir aos clientes - quase que diariamente - 'provas' de receitas deliciosas que são criadas pelas nutricionistas da marca, para  divulgar os produtos a venda e ao mesmo tempo despertar nas pessoas, o interesse por uma alimentação mais saudável.

Às vezes ficamos enjoados de consumir legumes e verduras sempre do mesmo jeito, apenas refogados com algum tempero. É preciso criatividade na cozinha, principalmente para quem tem criança em casa, que muitas vezes cria certa resistência para ingerir determinado grupo de alimentos que são indispensáveis para um perfeito desenvolvimento. De 'cara' nova, o interesse é outro e fica mais fácil 'driblar' os baixinhos na hora de se alimentarem. Os adultos também agradecem. 

Na semana passada experimentei dois pratos super saborosos, de baixas calorias, e com muito pouca gordura. Comprei os ingredientes e preparei as receitas... Aprovadíssimos! 

Nesta receita é utilizada a Abobrinha verde, muito comum e fácil de ser encontrada em qualquer supermercado ou lojas de hortifruti. Antes da receita, posto a imagem da leguminosa, para quem possui dúvidas ou não a conhece.



Ingredientes:

5 abobrinhas verdes picadas
2 embalagens de Creme de Ricota
200 grs. de Peito de Peru defumado cortado em cubos
1 a 2 envelopes de caldo de legumes em pó ( de acordo com o gosto )
Cheiro verde (salsa e cebolinha picados e quantidade  a gosto)
1 cebola bem picadinha
Queijo parmesão ralado ( O suficiente para polvilhar para gratinar )

Modo de preparo:

Lave bem as abobrinhas porque serão utilizadas com a casca,que contém muita fibra e nutrientes. Pique-as em pedaços pequenos, e cozinhe-as em pouca água e caldo de legumes em pó para dar sabor. Acrescente a cebola picada e o cheiro verde Não deixe que as abobrinhas cozinhem demais. O ideal é que ela fique 'al dente'. Se sobrar um pouco de caldo do cozimento na panela, é necessário que se escorra. 
Unte um refratário com pouco óleo, azeite ou manteiga (bem pouco). Com uma escumadeira, coloque a abobrinha no fundo da travessa. Misture o peito de peru, e por cima, espalhe o Creme de Ricota. Salpique um pouco de queijo parmesão, e leve ao forno para gratinar. 
Como a abobrinha já está cozida, o prato deverá ser retirado do forno quando  a superfície estiver levemente dourada.


P.S.: Quando preparei a receita percebi que 5 abobrinhas seria  muito para  2 a 3 pessoas. Fiz apenas com duas abobrinhas e 1 pote de Creme de Ricota. Preferi usar os 200 grs de Peito de Peru pois ele dá um sabor todo especial. Utilizei um refratário quadrado e pequeno.

*Como costumo  alertar, para quem segue alguma dieta que necessite contar calorias, é necessário que se faça os cálculos.

Bom apetite!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

" Se eu gosto de poesia ? "

Pequena homenagem ao grande poeta brasileiro, mineiro, nascido em Itabira, em 31/10/1902 - Carlos Drummond de Andrade . Se vivo estivesse, estaria completando 109 anos de idade. Mas, ele vive, através de sua extraordinária obra. " Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo." [Carlos Drumond de Andrade]