Pular para o conteúdo principal

Repensando hábitos alimentares

Na postagem sobre os benefícios do caldo de cana-de-açúcar, comentei sobre índice glicêmico de alimentos e disse que é um fator importante no novo estilo de alimentação que tenho tentado seguir. 

Durante alguns anos  adotei a reeducação alimentar com contagem de calorias / pontos/ ou notas e consegui bons resultados. Eu comia de tudo, em horários regulares, seguia uma  dieta não restritiva, mas minhas porções eram reduzidas. Fui feliz por muito tempo, pois conseguia eliminar peso com cardápios onde por exemplo,  lazagnha, pizza, doces e sobremesas estavam sempre incluídos. 
O problema era que nem sempre eu fazia boas escolhas. Eu fechava o dia dentro da pontuação ou calorias permitidas, mas muitas vezes troquei alimentos saudáveis por doces, sobremesas, industrializados cheios de conservantes, corantes, com alto teor de sódio, etc. 
Graças às pesquisas recentes e depoimentos de muitas pessoas, inclusive de amigas, venho tentando adotar um novo estilo de me alimentar e isso inclui:

* Trocar alimentos processados pelo  que chamamos de 'comida de verdade';
*Optar por alimentos frescos;
*Consumir de preferência alimentos com baixo índice glicêmico para evitar o pico de insulina;
*Substituir óleos refinados por gorduras boas: azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, abacate, gordura animal ( Bacon, gordura de porco, etc), nozes, castanhas, amendoim;
*Diminuir o consumo de carboidratos e aumentar as porções de proteínas e gorduras do bem;
*Diminuir o máximo o consumo de farinha de trigo por causa do glúten. Substituir quando possível, por farinhas que não têm glúten.
*Evitar os açúcares refinados e diminuir o máximo o uso de outros açúcares, mesmo os naturais;
* Aumentar a ingestão de vegetais, legumes e frutas;
*Diminuir o consumo de laticínios com lactose. ( No meu caso eu apresentei intolerância ao leite de vaca desde bebê), mas sempre tomei muito leite. Claro que sofri com alguns sintomas durante anos. Por isso tomei essa decisão. Se não cortar totalmente, tento pelo menos reduzir o máximo que eu conseguir. O iogurte de kefir é ótimo e tenho consumido diariamente;
* Consumir carnes com as suas gorduras naturais, elas fazem bem;
* Consumir ovos inteiros ( Não retirar as gemas pois elas são fonte de gorduras do bem e de maravilhosos nutrientes);
* Só me alimentar quando sentir fome. ( Não preciso ser escrava do relógio e  me alimentar de 3 em 3 horas mesmo sem sentir fome. )
*Aguá, café, chás a vontade;
** Todos esses alimentos podem ser consumidos a vontade mas . Tudo é questão de equilíbrio. Também não pretendo ser tão radical. É claro que uma sobremesa de vez em quando faz muito bem.

O que tenho aprendido é algo que  não é novo: melhor mesmo é comermos 'comida de verdade'. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Não adianta chorar pelo leite derramado "

"Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Procure aprender com a experiência. Culpar-se não vai resolver o problema, só fará com que você diminua ainda mais a sua autoestima, fazendo com que se sinta mal e, provavelmente, vai acabar procurando consolo na comida." * Do Site Dieta Nota 10

Rumi - A Hora da União

Poema de RUMI maravilhosamente narrado por Letícia Sabatella e elevado pela Música de  Marcus Viana De toda parte chega o segredo de Deus; eis que todos correm desconcertados. Dele, por quem todas as almas estão sedentas, chega o grito do aguadeiro. Todos bebem o leite da generosidade divina e querem conhecer o seio de sua nutriz. Apartados, anseiam por ver o momento do encontro e da união. A cada nascer do sol oram juntos muçulmanos, cristãos, judeus. Abençoado todo aquele em cujo coração ressoa o grito celeste que chama: Vem! Limpa bem os ouvidos e recebe nítida essa voz  - o som do céu chega como um sussurro. Não manche teus olhos com a face dos homens - vê que chega o imperador da vida eterna. Se te turvarem os olhos, lava-os com lágrimas, pois nelas encontrarás a cura de teus males. Acaba de chegar do Egito uma caravana de açucar - já se ouvem os sinos e os passos cansados. Silêncio; eis que chega o rei para completar o poema.

" Se eu gosto de poesia ? "

Pequena homenagem ao grande poeta brasileiro, mineiro, nascido em Itabira, em 31/10/1902 - Carlos Drummond de Andrade . Se vivo estivesse, estaria completando 109 anos de idade. Mas, ele vive, através de sua extraordinária obra. " Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor... Acho que a poesia está contida nisso tudo." [Carlos Drumond de Andrade]